Subscribe:

Labels

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como devemos regar as Árvores de Fruto?

Como devemos regar corretamente as nossas árvores de fruto?

À primeira vista regar parece uma tarefa óbvia, mas na prática ela exige alguns cuidados básicos. Mas esses cuidados são muito simples, e através deste artigo iremos explicar isso mesmo ao leitor.

As árvores precisam de água para sobreviver e ficarem vigorosas. Elas usam a água para todos os seus processos, inclusive absorver nutrientes da terra e fazer a fotossíntese. Uma rega correta possibilita à árvore mostrar o seu máximo potencial em beleza e produção e de frutos.

Quais as melhores horas para regar?
Os melhores horários são de manhã e ao final da tarde. Ao contrário do que muitos pensam, regar ao meio-dia não cozinha as folhas. O que se passa é que a maior parte dessa água  evapora-se, pois é um horário muito quente.  À noite a árvore absorve pouca água, e as suas folhas demoram muito a secar. Para evitar o aparecimento de fungos, é melhor evitarmos regas à noite.

De quanto em quanto tempo devemos regar?
Não siga as regras à risca. Não recomendamos intervalos de tempo rigorosos de rega, do género “dois copos de água, a cada 3 dias”, pois isso não funciona bem. Temos dias mais quentes e outros mais frios, mais secos ou mais húmidos, com mais ou menos sol... Em cada dia a perda de água é completamente diferente. Assim, sendo não devemos ser demasiado rigorosos neste processo, pois isso leva ao excesso ou falta de água em alguns dias.

Água demais também prejudica as suas árvores de fruto. Por isso, mexa na terra com um pau ou com a seu mão. Veja se está seca ou húmida por baixo da superfície antes de regá-las.
Algumas plantas precisam de regas mais frequentes e outras menos. Verifique as suas árvores plantas a cada 2 dias. Se já estiver molhado, deixe para outra altura.

Qual a quantidade de água que devemos colocar?
Isso dependerá de outros fatores, mas regra geral, evite encharcar a terra (existem exceções).  Demasiada água “afoga” as raízes, que também precisam de ar, além de aumentar o aparecimento de fungos e doenças. Regue devagar, parando quando a água começar a demorar um pouco a entrar na terra.

Molhar as folhas faz mal?
Molhar as folhas não é necessário, mas às vezes inevitável. Manter as folhas secas reduz a possibilidade de algumas doenças.

Em caso de dúvidas relacionadas com este artigo, entre em contato connosco.

2 comentários:

zepinto disse...

Obrigado pela informação, no entanto fica-me uma dúvida, segundo alguns entendidos a árvore deve apenas levar água junto ao tronco, porque é aí qua ela se alimenta, outros afirma que se deve fazer uma caldeira do tamanho da copa porque isso corresponde à dimensão da extensão da raízes. Quem tem razão?
Agradecia uma resposta.

Naza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário