Subscribe:

Labels

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como escolher as Árvores de Frutos a plantar ?


O fator clima na escolha das árvores de frutos

Devemos estudar o clima da região. 
Isto determinará que tipo de árvores de frutos iremos plantar.
As espécies de clima tropical não podem ser cultivadas em regiões de invernos frios e sujeitos às geadas.




As árvores de frutos de clima temperado necessitam de um período de temperaturas mais baixas no inverno para que entrem em hibernação, que é o seu repouso vegetativo para depois voltarem a desenvolver-se, florescer e frutificar.

Então, o que é importante conhecer: temperatura, humidade relativa, luminosidade e ventos.
As plantas que dão frutos são separadas em grupos de clima tropical, subtropical e temperado.
Cada um deles tem exigências diferentes para crescimento, florescimento e frutificação.

O fator tamanho na escolha das árvores de frutos

Os tamanhos disponíveis de árvores de fruto são: pequeno, médio e grande porte.

Pequeno-Porte: As pequenas árvores destinam-se a pequenos espaços. Elas são fáceis de podar e colher, porque estas árvores não crescem em altura. O fruto é de tamanho normal, mas o rendimento que se obtém é menor inevitavelmente por causa do tamanho menor da árvore. Árvores pequenas não dão frutos tão rapidamente como as árvores maiores. A maioria das árvores pequenas começa a dar frutos após 3 a 5 anos.

Médio-Porte: árvores de frutos de médio porte necessitam de uma área de crescimento de cerca de 15 polegadas de diâmetro. A sua altura pode variar entre 10-16 polegadas e necessitam de poda anual de forma a manter a altura e a forma equilibrada. Muito produtivas, estas árvores de tamanho médio irão produzir centenas de frutos por ramo. Ocasionalmente, as árvores vão ter um ano que vão produzir pouco ou até nenhum fruto, especialmente depois de uma época de produção pesada. 

Grande Porte:  Estas árvores de frutos normalmente exigem mais espaço e dão bastante trabalho para podar e fazer a colheita. Elas podem crescer até 25-30 polegadas, ou até mais altas ainda, se não forem podadas. Estas árvores levam muitos anos para atingir o tamanho máximo.

As tarefas de manutenção, como poda e jardinagem sob a árvore, também devem ser consideradas ao escolher o tamanho da árvore. Árvores menores produzem colheitas menores mas são mais fáceis de podar e fazer a colheita do que em relação a árvores de grande porte. Todavia se as árvores são mantidas pequenas, é possível plantar um número maior de árvores, o que possibilita a plantação de diferentes tipos de árvores de frutos e numa época obter mais frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário